Intercomunicador de capacete: é permitido, gera multas?
Você já viu diversos motociclistas conversando ou ouvindo GPS na estrada e se perguntou: afinal, usar intercomunicador de capacete é legal ou é um atalho para levar uma multa? Essa é uma das dúvidas mais frequentes nas rodovias e grupos de moto.
A tecnologia trouxe conforto para a pilotagem, mas a legislação brasileira é rígida quanto ao uso de dispositivos eletrônicos. No entanto, existe uma linha tênue entre o que é proibido e o que é aceito.
Neste artigo, vamos desvendar o que diz o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), esclarecer de uma vez por todas se você pode ser multado e apresentar os melhores modelos do mercado.
Para que serve o intercomunicador no capacete?

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O intercomunicador vai muito além de apenas ouvir música. Ele se tornou um item de segurança e conveniência indispensável para viagens longas ou deslocamentos urbanos.
Suas principais funções incluem:
Comunicação com o garupa: Acaba com a necessidade de gritar ou fazer gestos para quem está na carona.
Conexão com outros motociclistas: Permite avisar sobre perigos na pista (buracos, óleo, animais) em tempo real para o grupo.
GPS e Navegação: Você ouve as instruções do Waze ou Google Maps sem precisar tirar os olhos da via para olhar a tela do celular.
Chamadas de Emergência: Atender ligações urgentes via comando de voz, mantendo as mãos no guidão.
Como um intercomunicador de capacete funciona?
Diferente dos sistemas antigos de rádio, os dispositivos modernos utilizam a tecnologia Bluetooth. Eles funcionam pareados com o seu smartphone ou conectados diretamente a outros intercomunicadores.
A instalação é simples: o aparelho (unidade de controle) fica fixado na lateral externa do capacete. Fios finos levam o sinal para dois alto-falantes planos que são instalados por dentro do forro, na altura das orelhas, e um microfone que fica próximo à boca.
| Componente | Função |
|---|---|
| Microfone | Capta a voz do piloto com isolamento de ruído e envia o áudio para o sistema. Normalmente é fixado na parte interna do capacete. |
| Receptor e Processador | Recebe o áudio do microfone e converte o som em dados digitais prontos para transmissão. |
| Módulo de Transmissão (Bluetooth) | Envia os dados de áudio para outros capacetes ou dispositivos. É responsável por manter a conexão estável entre os pilotos. |
| Receptor do Outro Capacete | Recebe o sinal de áudio transmitido via Bluetooth, processa os dados e os prepara para reprodução. |
| Alto-falantes | Reproduzem o áudio dentro do capacete. Geralmente são instalados nas laterais internas, permitindo comunicação bidirecional sem bloquear sons externos importantes. |
Intercomunicador de capacete é igual ao de fone de ouvido?
Aqui está o ponto crucial para entender a legalidade. Não, eles não são iguais.
Fones de ouvido (In-ear): São aqueles que entram no canal auditivo (como os de celular). Eles bloqueiam o som ambiente, isolando o condutor do trânsito e, por isso, o uso de fones em moto é proibido por lei, de acordo com o art. 252, inciso VI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Intercomunicador: Possui alto-falantes planos que ficam sob o forro do capacete. Eles não entram na orelha. Existe um espaço de ar que permite que você ouça o som do dispositivo e, simultaneamente, os sons externos (buzinas, sirenes, motor).
Essa diferença física é o principal argumento técnico para a permissão do uso.
É permitido usar intercomunicador no capacete no Brasil?

No cenário geral, sim, é permitido, desde que utilizado da maneira correta. Não existe nenhuma lei específica no Brasil que proíba explicitamente a venda ou o uso de “intercomunicadores Bluetooth para capacetes”.
A fiscalização foca, na verdade, em comportamentos que comprometam a segurança, como o isolamento acústico total ou o uso das mãos para operar o aparelho enquanto a moto está em movimento.
Intercomunicador no Capacete: Pode ou Não Pode?
Para quem busca uma resposta rápida e direta: Pode.
O uso do intercomunicador instalado corretamente no capacete não é proibido. O que não pode é utilizar o aparelho de forma que viole as regras gerais de atenção e segurança do trânsito. Se o aparelho permite que você ouça o trânsito e mantenha as mãos no guidão, o uso é aceito.
O Que Diz a Lei Sobre o Uso de Intercomunicador no Capacete?
A grande confusão acontece por causa do Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Vamos analisar o que ele diz e como é interpretado:
Art. 252. Dirigir o veículo: VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular; Infração – média; Penalidade – multa.
Note que a lei especifica “fones NOS ouvidos”. Como explicamos, os alto-falantes do intercomunicador não são fones introduzidos no ouvido, mas sim caixas de som internas no capacete.
Por isso, a lei de trânsito sobre intercomunicador é interpretada favoravelmente ao motociclista, desde que o equipamento não bloqueie a audição dos sons externos.
Quando o Uso do Intercomunicador Pode Ser Ilegal
Apesar de o aparelho ser permitido, suas atitudes podem gerar multas. Fique atento a estas situações onde o uso se torna infração:
Tirar a mão do guidão: Se você for visto tirando a mão da manopla para mexer nos botões do intercomunicador com a moto em movimento, pode ser enquadrado no Art. 252, inciso V (dirigir com apenas uma das mãos).
Volume Excessivo: Se o som estiver tão alto que impeça você de ouvir uma sirene de ambulância, isso pode ser considerado direção sem a devida atenção (Art. 169).
Uso de Fones de Celular por baixo: Se você usar fones de ouvido comuns conectados ao celular por baixo do capacete, estará cometendo a infração do inciso VI.
Como Usar o Intercomunicador de Forma Correta e Segura
Para garantir sua segurança e evitar problemas em uma blitz policial, siga estas recomendações:
Configuração Prévia: Pareie o Bluetooth e configure sua playlist ou rota de GPS antes de começar a rodar.
Comandos de Voz: Use assistentes como Siri ou Google Assistant. A maioria dos intercomunicadores modernos permite fazer tudo falando (Ok Google, ligar para casa).
Volume Moderado: Mantenha o volume em um nível que permita ouvir o motor dos carros ao lado e buzinas.
Quais os intercomunicadores de capacete são homologados pela Anatel?
Ao comprar, prefira modelos homologados. A homologação da Anatel garante que o equipamento opera na frequência correta, não interfere em outros sistemas de comunicação e possui garantia no Brasil.
Confira abaixo alguns dos modelos mais populares e confiáveis do mercado:
1. Helmet Headset E1
Uma opção de entrada, ideal para quem quer gastar pouco.
- Destaque: Foco principal na conexão com o celular para músicas e chamadas.
- Uso: Perfeito para uso urbano individual ou apenas ouvir o GPS. Bateria razoável para deslocamentos diários.
2. Ejeas V6 Pro
Provavelmente o modelo mais famoso e vendido no Brasil devido ao custo-benefício.
- Conectividade: Permite parear até 6 motociclistas (mas a conversa é 1 para 1, alternando entre eles).
- Alcance: Até 1200 metros em campo aberto.
- Resistência: Proteção IP65 contra chuva, ideal para viagens.
3. Ejeas V4 Plus
Uma evolução robusta da linha Ejeas.
- Diferencial: Permite conferência simultânea entre até 4 pessoas (todos falam e ouvem ao mesmo tempo).
- Tecnologia: Possui melhor redução de ruído que o V6 e botões mais fáceis de manusear com luvas.
4. Ejeas Q7
Um modelo mais moderno com design atualizado e recursos extras.
- Extras: Possui Rádio FM integrado e pareamento muito mais rápido.
- Bateria: Carregamento via USB-C (mais rápido) e excelente autonomia para longas viagens.
5. Cardo Freecom 2x Single
Entramos na linha Premium. A Cardo é referência mundial em intercomunicadores.
- Áudio JBL: O grande diferencial é a qualidade de som superior com alto-falantes assinados pela JBL.
- Live Intercom: Reconexão automática se o sinal cair e tecnologia à prova d’água superior. É o investimento ideal para quem prioriza qualidade de áudio.
Conclusão:
O intercomunicador de capacete é uma ferramenta valiosa que, quando usada com responsabilidade, aumenta a segurança do motociclista ao permitir a comunicação e navegação sem o uso das mãos.
Lembre-se: o equipamento não é proibido, mas a falta de atenção é. Utilize sempre o bom senso, prefira comandos de voz e mantenha o volume em níveis seguros. Pilotar conectado é ótimo, mas chegar ao destino com segurança é o principal. Não deixe de conferir nossa análise dos melhores intercomunicadores clicando aqui.





















