Como dimensionar e comprar um capacete de moto.

Escolher um capacete vai além de saber o tamanho certo ou escolher uma cor bonita. O mais importante é garantir que ele realmente proteja sua cabeça em caso de acidente.

Não dá para ignorar: o encaixe do capacete é o que define o quanto ele vai proteger você de verdade. Inclusive, a certificação de segurança do DOT só vale se o capacete for do tamanho certo!

Quando você sofre um impacto, a parte interna do capacete — feita para absorver o choque — age para proteger sua cabeça. Mas, se ele estiver folgado, com espaço entre sua cabeça e o revestimento, esse sistema não funciona bem. Pior: você pode acabar se machucando com o próprio capacete.

Alguns modelos, como os da marca Bell com o sistema MIPS, têm camadas que ajudam a reduzir lesões causadas por giros bruscos da cabeça. Mas, se o capacete não estiver bem ajustado, esses sistemas também não funcionam direito.

Agora, se ele estiver apertado demais, o capacete fica desconfortável, começa a incomodar, distrai ou até causa dor — o que pode fazer você parar de usá-lo.

Por isso, o ideal é encontrar um capacete que encaixe direitinho: nem frouxo, nem apertado. Assim, ele cumpre sua função de proteger com conforto.

Nem todos os capacetes se ajustam da mesma forma na cabeça. Mas isso não quer dizer que você precisa gastar muito para ter proteção e conforto. Existem muitas opções no mercado para todos os bolsos, tipos de cabeça e estilos de pilotagem. O importante é saber escolher com atenção.

Está achando tudo isso complicado? Não se preocupe. Com nosso guia completo, escolher o capacete ideal fica muito mais fácil. Se você conseguir mover a cabeça, usar uma fita métrica e contar com a ajuda de um amigo, já está no caminho certo!

Como escolher e comprar um capacete de motocicleta

Preparado para começar? Seguir os passos para encontrar o capacete ideal é mais simples do que parece:

  1. Escolha o tipo de capacete que combina com seu estilo de pilotagem.
  2. Descubra o formato e o tamanho da sua cabeça.
  3. Experimente o capacete.
  4. Veja se ele está ajustado corretamente.
  5. Use por uns 30 minutos para testar o conforto.
  6. Ainda está confortável? Então é só colocar e sair para pilotar!

1. Escolha um estilo de capacete

Hoje em dia, os motociclistas têm uma enorme variedade de capacetes para escolher. Isso é ótimo, mas também pode tornar a escolha mais difícil. Por onde começar?

De modo geral, existem cinco tipos principais de capacetes que você deve conhecer antes de decidir qual é o ideal para você.

O primeiro tipo é o capacete aberto, conhecido por ser o mais leve e ventilado — mas também o que oferece menos proteção. Isso porque ele não cobre o queixo nem o rosto do piloto, permitindo bastante entrada de ar.

Existem dois estilos principais:

  • Meio capacete: cobre só o topo da cabeça.
  • Capacete três quartos: cobre toda a cabeça, menos o rosto.

Esses capacetes costumam ser mais baratos e têm menos recursos. São muito usados por quem pilota motos custom, retrô ou clássicas.

O capacete integral cobre toda a cabeça do piloto, incluindo o queixo e o rosto. Ele possui uma viseira que protege os olhos e o nariz, além de uma parte rígida que cobre o queixo.

É o tipo de capacete que oferece maior proteção contra impactos e contra o vento, chuva e sujeira da estrada. Por ser totalmente fechado, ele também é o mais silencioso entre todos os modelos.

Apesar de ter menos ventilação, o capacete integral é o único aceito em pistas de corrida, por causa da sua alta segurança.

Você pode usar esse tipo de capacete com praticamente qualquer moto de rua — é um modelo versátil e muito popular.

Capacetes modulares são uma variação dos capacetes integrais. A principal diferença é que eles têm uma articulação que permite levantar a parte frontal — incluindo a proteção do queixo e a viseira — com o apertar de um botão. Assim, o capacete se transforma temporariamente em um modelo aberto, o que dá origem ao nome “modular”.

Esse tipo de capacete combina as vantagens do modelo integral (mais proteção) com a praticidade do modelo aberto. Por exemplo, um motociclista pode preferir manter o capacete fechado durante a pilotagem para ter mais segurança e, ao parar em um posto ou lanchonete, abrir a frente para respirar melhor ou conversar.

Importante: capacetes modulares não são feitos para serem usados abertos enquanto você pilota — isso compromete a segurança.

Por causa de sua estrutura móvel, eles tendem a ser um pouco mais pesados e barulhentos que os capacetes integrais comuns, mas a tecnologia está avançando e os modelos estão cada vez melhores. Esse tipo de capacete é muito popular entre quem viaja longas distâncias e quem usa a moto todos os dias para ir ao trabalho.

Se você costuma pilotar tanto no asfalto quanto na terra, o ideal é escolher um capacete ADV, também conhecido como capacete de aventura. Esse tipo de capacete foi feito especialmente para quem sai da cidade e pega uma trilha no mesmo passeio.

O capacete ADV junta o melhor dos dois mundos:

  • Na estrada, ele tem viseira e é aprovado para uso em ruas e rodovias.
  • Na terra, ele se parece com um capacete off-road: tem uma aba na parte de cima (como a de um boné para proteger os olhos do sol), bastante ventilação e espaço para usar óculos de proteção.

Como é um modelo híbrido, ele acaba fazendo algumas concessões — ou seja, não é 100% focado só em rua nem só em trilha —, mas ainda assim é a melhor escolha para quem gosta de aventura e versatilidade. Esses capacetes são ideais para motos trail, big trail ou esportes de aventura (ADV).

Por último, temos o capacete off-road, feito especialmente para trilhas e estradas de terra. Esse tipo de capacete não é indicado para uso nas ruas, pois muitos deles não têm a certificação do DOT, que é a exigida para rodar legalmente em vias públicas.

Esses capacetes são fáceis de identificar: eles têm muita ventilação, uma aba grande na frente (que ajuda a proteger os olhos do sol, lama e pedras) e não possuem viseira. Em vez disso, você precisa usar óculos de proteção, que normalmente são vendidos à parte.

Uma grande vantagem desses capacetes é que eles são muito leves, o que ajuda a evitar o cansaço em trilhas longas. Por outro lado, eles deixam de lado certos confortos, como isolamento acústico e proteção contra vento e chuva, que os capacetes de rua oferecem.

Em resumo: se a sua ideia é andar só na terra, esse é o modelo ideal. Mas se for usar a moto na cidade ou na estrada, o melhor é escolher outro tipo de capacete.

2. Determine o formato e o tamanho da sua cabeça.

Agora que você já conhece os tipos de capacete, é hora de descobrir qual o formato da sua cabeça. Isso vai te ajudar a escolher um capacete que fique confortável e seguro.

As cabeças geralmente se encaixam em três formatos:

  • Oval longo (mais comprido de frente para trás)
  • Oval intermediário (um meio-termo)
  • Oval redondo (quase tão largo quanto comprido)

Para saber qual é o seu formato, peça ajuda a um amigo para tirar uma foto da parte de cima da sua cabeça. Tente alisar o cabelo antes, para ele não atrapalhar a visualização.

Agora olhe a foto:

  • Sua cabeça parece redonda? Então é oval redondo.
  • Parece fina e comprida? É oval longo.
  • Está entre os dois? Você tem um formato oval intermediário, que é o mais comum, principalmente nos Estados Unidos.

Saber disso é importante antes de escolher o tamanho do capacete. Você pode filtrar seus resultados na nossa página, melhores capacetes. Você pode filtrar os resultados para mostrar só os capacetes que combinam com o formato da sua cabeça.

Agora que você sabe o formato da sua cabeça, é hora de descobrir o tamanho certo do capacete.

Pode parecer estranho, já que não usamos muito o tamanho da cabeça no dia a dia, como fazemos com roupas ou sapatos. Mas não se preocupe — é fácil medir.

Você vai precisar de uma fita métrica flexível (aquelas de costura). Peça para um amigo medir a circunferência da sua cabeça, passando a fita.

  • Acima das sobrancelhas,
  • Ao redor da parte mais larga de trás da cabeça.

Se não tiver uma fita métrica, pode usar um pedaço de barbante. Meça a cabeça com o barbante e depois compare o comprimento com uma régua.

💡 Dica: É possível medir sozinho, mas pedir ajuda vai garantir uma medida mais precisa.

Com a medida em mãos, é só comparar com a tabela de tamanhos do capacete que você quer comprar. Assim, você escolhe o tamanho certo para a sua cabeça!

3. Experimente o capacete

Agora que você já sabe qual estilo de capacete combina com você, além do seu tamanho e formato de cabeça, sua busca ficou muito mais fácil. Já pode fazer o pedido!

Quando o capacete chegar, experimente com calma. Talvez seja necessário segurar e afastar as tiras para conseguir encaixá-lo na cabeça.
👉 Não se assuste se ele parecer apertado ao passar pelas almofadas — isso é normal!

Você também pode ter que ajustar as orelhas, assim como ajusta a meia ao calçar um sapato.
O mais importante é se concentrar em como o capacete fica depois de encaixado corretamente na cabeça, e não durante a colocação.

4. Verifique se o ajuste está correto

Como saber se o capacete está com o ajuste certo?

Ele deve ficar confortável, sem causar dor ou desconforto forte.
Se estiver incomodando muito, talvez você precise testar outro modelo.
Caso o capacete pareça errado mesmo após seguir todos os passos, reavalie o formato e o tamanho da sua cabeça.
Se você mediu direitinho, conferiu a tabela de tamanhos e prestou atenção nas informações do produto, você provavelmente está bem perto do ideal.

Um capacete com bom ajuste vai deixar você sentindo as almofadas pressionando as bochechas — como se fossem “bochechas de esquilo”.
(Lembre-se: capacetes abertos não têm essas almofadas, então esse efeito não acontece.)

Depois, segure a parte do queixo do capacete e tente movê-la.
➡️ Se suas bochechas se moverem junto, está ótimo.
➡️ Se o capacete deslizar na sua cabeça, ele está grande demais — tente um tamanho menor.

Ah, e um detalhe importante:
Os capacetes “cedem” com o uso!
As almofadas internas costumam amaciar de 15% a 20% nas primeiras 15 a 20 horas de pilotagem. Então, se estiver um pouco justo no começo, isso é normal.

5. Use o capacete por cerca de meia hora

Teste o capacete por 15 a 30 minutos antes de usar na moto

Coloque o capacete e fique com ele por um tempo — sente-se, relaxe, assista a algo na TV.
O objetivo aqui é sentir se há algum ponto de pressão.

👉 Um pouco de aperto é normal,
❌ Mas se você sentir dor ou vontade de tirar o capacete para aliviar o incômodo, esse modelo não serve para você.

Os pontos que mais costumam causar desconforto são:

  • Na testa: se depois de tirar o capacete você notar uma marca vermelha forte, isso indica que ele não é longo o suficiente para o seu formato de cabeça.
  • Acima das têmporas: se sentir pressão ali, o capacete não é redondo o bastante para você.

⚠️ Importante:
Esse teste de 30 minutos deve ser feito fora da moto, ok?
Depois que você usar o capacete pilotando, ele não poderá mais ser devolvido.

6. Ainda parece certo? Vá pedalar!

Acostume-se ao capacete com o tempo

Usar um capacete nunca será tão confortável quanto ficar em casa sem ele, e tudo bem.
Mas ele deve ser confortável o suficiente para você usá-lo por uns 30 minutos seguidos, sem dor ou incômodo.

Com o tempo e o uso, o capacete vai se adaptar melhor ao formato da sua cabeça.
Esse processo leva de 15 a 20 horas de pilotagem, e depois disso o ajuste ficará ainda mais confortável.

Problemas comuns

Nossa equipe de especialistas recebe ligações o tempo todo com perguntas sobre capacetes.
Esses são alguns dos problemas mais comuns que os motociclistas enfrentam na hora de ajustar o capacete.

Minhas orelhas dobram quando coloco o capacete.

Isso é normal! Até os pilotos profissionais do MotoGP ajeitam as orelhas antes de sair. O importante é que você consiga colocar suas orelhas de volta na posição certa e que elas não fiquem doendo. O foco é sempre em como o capacete se encaixa quando está totalmente colocado.

Não consigo identificar o formato da minha cabeça.

Você pediu ajuda para alguém tirar uma foto de cima da sua cabeça? E alisou bem o cabelo antes? Isso costuma ser o suficiente para perceber o formato. Se ainda estiver com dúvida, opte pelo formato oval intermediário — é o mais comum.

A tabela diz que esse é meu tamanho, mas nem consigo colocar o capacete!

Pode ser que seja mesmo seu tamanho. Alguns capacetes têm a entrada mais apertada por causa do acolchoamento do pescoço. Segure as tiras, puxe com cuidado para abrir um pouco e tente colocar o capacete de novo. Se ainda não entrar, não force — tente um tamanho maior.

Uso óculos ou óculos de sol. Isso muda o capacete que devo escolher?

Geralmente, não! A maioria dos capacetes hoje já vem preparada para acomodar óculos. Quando for experimentar, faça isso usando os seus óculos. Não aumente o tamanho só por causa deles. Se estiver difícil, experimente outro modelo de capacete, outro tipo de armação ou até lentes de contato. Se os óculos forem só para proteger do sol, vale considerar um capacete com viseira solar retrátil.

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